Ensaio da Coroação do Imperador na Catedral Basílica

Hoje, às 10:00hs da manhã, o elenco do espetáculo da Coroação de D. Pedro I se reuniu na Catedral Basílica de Salvador para o primeiro ensaio. O museólogo Anderson Luis de Araújo Moreira e o Professor da Universidade Federal da Bahia e diretor do espetáculo, Maurício Pedrosa, fizeram uma palestra sobre o imperador D. Pedro I e sobre a Independência do Brasil. A professora e coreógrafa Edva Barretto, os atores  Israel Barretto e João Marcelo Dantas - do Teatro Vila Velha, os alunos do Centro de Integração Familiar Tauan Gomes e Italo Santos estão participando do elenco.
O próximo ensaio irá acontecer no dia 13 de agosto do corrente ano, às 10:00hs, no mesmo local.

A seguir imagens e informações sobre a Catedral Basílica de Salvador:

O atual prédio da Catedral Basílica é a quarta construção e é remanescente do conjunto arquitetônico do Colégio de Jesus. A primeira capela foi edificada originalmente em 1604. Sua planta atual é típica das igrejas luso-brasileiras, sendo construída sob projeto do Irmão Francisco Dias, chegado à Bahia em 1577. Sua fachada, em pedra lioz, procura conciliar o tradicional modelo português, com duas torres. Destacam-se, no seu interior, a sacristia, os retábulos de diferentes períodos nas capelas e o forro em caixotão da nave. Entre as pedras tumulares, destaca-se a do terceiro governador-geral do Brasil Mem de Sá. O prédio também abriga o Museu da Catedral, organizado na antiga biblioteca do Colégio de Jesus, que conta com um rico acervo de ourivesaria e prataria, além de peças raras e belas datadas dos séculos XVI ao XX, muitas das quais originalmente pertencentes à antiga Igreja da Sé. Quanto ao antigo Colégio de Jesus, um dos pátios foi destruído pelo fogo em 1801. Em 1808, instalou-se ali o Real Hospital e em 1833 a antiga Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira do país. Um novo incêndio, em 1905, consumiu o edifício, que foi reerguido logo em seguida, em estilo eclético. (Texto capturado da Internet)