Entrevista com o Diretor Presidente da ABRAF, em 28 de agosto de 2011

O Museu Vivo na Cidade entrevista Anésio Ferreira Leite, Coronel do Exército, Diretor Presidente da Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (ABRAF).

"Nunca gostei de nada fácil, gosto mesmo é de desafios" .
Cel. Leite

Museu Vivo -  Qual a importância de projetos como o da Coroação do Imperador D. Pedro I para a Cidade do Salvador?

Cel. Leite - Eventos como esse deveriam acontecer regularmente na Cidade do Salvador. Além de ser um evento de rara beleza é uma verdadeira aula multidisciplinar, por acontecer num sítio histórico da mais alta importância, como é o Pelourinho, e mais, num monumento que sem sombra de dúvida é um lídimo representante do  rico período colonial brasileiro. A ABRAF lançará ainda este ano o Projeto Museu Vivo no Pelô, através do qual pretende contribuir para o resgate histórico do nosso patrimônio imaterial, colocando nas ruas daquele sítio, personagens representativos dos mais diferentes períodos, inclusive, equipamentos usados, vestimentas, comida e música.

Museu Vivo - O que o levou a enfrentar esse desafio?

Cel. Leite - Nunca gostei de nada fácil, gosto mesmo é de desafios. O último deles foi o Forte São Marcelo. O pegamos em ruínas. Conseguimos revitalizá-lo e abri-lo à visitação pública com um receptivo de alto nível, todos universitários, único em Salvador. Em 5 anos recebemos mais de 400 mil visitantes, destes, mais de 100 mil foram de estudantes. Vi coisas incríveis acontecerem ali. Uma experiência de encher os olhos! A minha vida foi sempre assim: emoção pura!

Museu Vivo -  D. Pedro I foi o responsável pela independência do Brasil. Muitas vezes quando seu nome é citado, nas escolas, nas faculdades e até mesmo na mídia, o nosso monarca é lembrado como um déspota e mulherengo. Qual a sua opinião a respeito do nosso Imperador?

Cel. Leite - Normalmente, tais posicionamentos são frutos da ignorância, lemos pouco, procuramos o caminho mais fácil, o “ouvi dizer”. Baseamos nossas opiniões em fontes sem a devida credibilidade. D. Pedro I era um homem culto, liberal, amava o Brasil, sua ambição não era pelo poder em si, isso fica claro quando deixa o Brasil e após restaurar o governo português.

Museu Vivo - Pretende realizar a Coroação em 2012?

Cel. Leite -  Sim. Vamos continuar insistindo. Quem sabe um dia alguém acredite no que estamos dizendo e fazendo. Queremos chegar ao ponto de apresentar espetáculos similares aos do André Rieu. Por que não?

Museu Vivo - Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar para os políticos e empresários no sentido de apoiarem iniciativas culturais como essa?

Cel. Leite - O que fazemos é uma prova de amor à Bahia, à sua história e sua gente, enfim, à sua cultura. Agradeço a Deus e a todos os Orixás a oportunidade que nos deu de acreditar sempre e nunca desistir, apesar dos obstáculos. Conclamo os políticos a serem honestos e amarem mais esta terra. Aos empresários, que tenham mais responsabilidade social, que contribuam para a melhoria das condições de vida da comunidade que os recebeu, que os acolheu.