DESFILE DO 2 DE JULHO

Dois de Julho
Independência da Bahia

Thauan Martins, Anderson Moreira e Philippe Carvalho

A ABRAF, mais uma vez presente no desfile do 2 de Julho com o seu Museu Vivo, levou o protagonista maior da Independência, o Imperador D. Pedro I, que se fez acompanhar de sua guarda pessoal, os Dragões da Independência. Constatamos que o povo continua sedento de eventos dessa natureza, pelas manifestações espontâneas de apreço, demonstradas durante todo o percurso do 2 DE JULHO.

Um caso interessante e curioso, que demonstra o interesse dos jovens pelo trabalho do Museu Vivo é o do catarinense Philippe Carvalho, (no primeiro plano da 1ª foto), que, tendo tomado conhecimento das atividades da ABRAF através do Facebook, tanto insistiu em participar da Ala Imperial, que a ele foi dada a oportunidade e assim, com garbo e postura militar, desfilou no 2 DE JULHO de 2012.

Philippe Carvalho
"É uma honra para mim poder fazer parte do Projeto. Claro, na hora de interpretar o personagem tem que levar muito a sério, principalmente quando o personagem faz parte da carreira da qual você pretender seguir! Tenho certeza que este projeto vai me ajudar com minha carreira militar.Pode contar com minha presença nos outros eventos do Museu Vivo Na Cidade, será um prazer fazer parte".

Anderson Moreira - "D. Pedro I"
Os fatos que levaram ao 2 de julho como data símbolo da Independência da Bahia, fazem parte da história do Brasil, são conseqüência do Grito do Ipiranga. Portugal, sentindo que perderia o sul do Brasil, resolve tentar manter o seu domínio em terras brasileiras, ficando com o norte e o nordeste, para isso manda para a Bahia o General Madeira de Melo.

Não é dado a nenhum brasileiro, desconhecer a importância dessa data histórica e a sua significação no contexto da Independência do Brasil. Vultos como a Sóror Joana Angélica, Maria Quitéria, Ladislau dos Santos Titara, Gen Labatut, Lord Cochrane, Maj José Barros Falcão Lacerda, Coronel Felizberto Caldeira, Ten João Francisco de Oliveira Bottas (João das Botas), fizeram parte dessa história, conhecê-los é obrigação de todos os brasileiros.

Foto do perfil de Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos

Anésio Ferreira Leite é militar,
formado em administração de empresas e
Diretor Presidente da ABRAF.
e-mail: abraf.presidencia@gmail