SEGUINDO OS PASSOS DE JOÃO

- RELEASE PARA A IMPRENSA -
por Anésio Ferreira Leite  -
Salvador, 19 de janeiro de 2014

No próximo dia 22 de janeiro, faz 206 anos que D. João VI chegou ao Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte. A ABRAF, através do seu Museu Vivo, fará uma representação cenográfica com os personagens que fizeram parte da história, simulando o trajeto do cortejo do Porto, onde desembarcaram, à Praça Thomé de Souza e Pelourinho. D. João VI, Carlota Joaquina, o Arauto da Comitiva e a Guarda Pessoal do Príncipe Regente desfilarão pelos caminhos da Cidade do Salvador, relembrando um dos fatos históricos que mais desenvolvimento trouxe para o. Brasil.

Por todo o trajeto o Príncipe interagirá com o povo e em cada local do percurso o Arauto anunciará a chegada do Príncipe. Na Praça Thomé de Souza, visitará o Palácio Rio Branco sede do Governo da Província, onde fará o discurso de abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas, após o que, visitará o Prefeito da cidade do Salvador, quando entregará um documento solicitando ações para manutenção do Patrimônio Histórico da cidade. Haverá ainda uma solenidade de condecoração do Alcaide com o título de Barão da Sé. Em seguida, visitará as ruínas da Sé, a Catedral Basílica e a primeira Faculdade de Medicina do Brasil, onde será feito um esquete simbolizando o ato de criação da referida Faculdade de Medicina.

Participarão do evento os seguintes atores, produtores e cinegrafistas, senhores Anderson Luis de Araújo Moreira (D. João VI), Edva Barretto (D. Carlota Joaquina), Emille Lapa (Mucama), Israel Barretto (Arauto) e Anésio Leite (cinegrafista e apoio).

Eventos dessa natureza deveriam acontecer com mais frequência, durante todo o ano, em todas as datas significativas da nossa história. Seria um resgate notável dos fatos mais marcantes da vida brasileira. Uma aula de história e cidadania! De amor às nossas tradições e à nossa cultura! Com facilidade poderíamos levantar mais de 50 eventos possíveis, ou mais. A interação dos atores com o povo é que faz a diferença. Eles perguntam, sobre a época, o lugar, como viviam e comiam, querem fotografar e serem fotografados. Querem saber tudo!

A ABRAF convida VV.SS. a poiarem o evento, dando a cobertura jornalística necessária, pelo que ele representa de diferente no dia a dia da cidade e pelo que pode significar no futuro.

As Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, juntamente com suas co-irmãs do Município do Salvador, deveriam ser as estimuladoras e patrocinadoras desses eventos, pelo que eles podem representar em termos de turismo interno e externo. De movimento para a cidade do Salvador.

Anésio Ferreira Leite é militar,
administrador de empresas e