Dois de Julho - Uma História de Liberdade

A independência da Bahia teve um papel fundamental para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa, no dia 2 de Julho de 1823.

Quando D. Pedro I deu o Grito do Ipiranga em 7 de setembro de 1822, a Bahia continuou sob o domínio da Coroa Portuguesa. Diversas lutas com a participação popular foram travadas para expulsar os portugueses do solo baiano que aconteceu na madrugada do dia 2 de julho de 1823.

Há 193 anos os baianos vão às ruas festejar o 2 de julho. Diferente do 07 de setembro, que é uma parada militar, o Desfile da Independência da Bahia é dominado pelo povo que vai às ruas prestigiar e também participar.

Com o intuito de manter viva Memória a do 2 de Julho, o Museu Vivo na Cidade apresentará, no dia 01 de julho, o espetáculo Dois de Julho – Uma História de Liberdade. A encenação terá como cenário a Câmara Municipal de Salvador, utilizando suas sacadas, portas e varandas. O público além de assistir, também interagirá com as cenas, seguindo assim a proposta do Museu Vivo que é a de fazer a interação do público com o patrimônio material e imaterial.

Com duração de 45 minutos, o Arauto imperial contará histórias dos principais personagens do 2 de Julho como a sóror Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Filipa e o Corneteiro Lopes. O espetáculo contará com a participação do coral da Câmara que encerará cantando o Hino do 2 de Julho.

Além do espetáculo Dois de Julho – Uma História de Liberdade, os integrantes do Museu Vivo na Cidade participarão do Te Deum e também do Desfile da Independência no dia 02 de julho.

O que: Dois de Julho – Uma História de Liberdade.
Quando: 01 de Julho
Horário: 11h15mim
Onde: Câmara Municipal de Salvador
Quanto: Gratuito

Sobre o Museu Vivo

O Museu Vivo na Cidade, foi criado com o objetivo de fazer a interação do patrimônio com o público através da linguagem do teatro-museu, de defender, proteger e valorizar o patrimônio histórico brasileiro, bem como, estimular o interesse pela cultura e pela memória histórica do País, dando relevo à sua importância e ao seu significado, proporcionando o estudo, a pesquisa, a investigação, a publicação e a divulgação dos resultados.

Ao longo de sua existência tem participado de eventos cívicos, exposições, lançamentos de livros, feiras internacionais e palestras, ganhando destaque na imprensa e nas redes sociais.

Com o interesse de promover a cultura, o turismo e a preservação da Memória da Bahia e do Brasil, o Museu Vivo na Cidade montou, no período de dez anos, espetáculos e intervenções artísticas como Memórias do Forte, Memórias da Cidade da Bahia, Natal no Mar, Natal Brasileiro, Seguindo os Passos de João, 13 de maio – uma outra história, Inspeção do Governador ao Forte, Independência ou Morte e Coroação do Imperador. Nestas ações sempre estiveram presentes personagens relevantes da História Cidade da Bahia (Caramuru, Tomé de Souza, Mala Abubaker – guerreiro malê, Cataria Paraguaçu, Cacique Taparica, Pe. Manoel da Nóbrega etc).

Além da montagem de espetáculos, o Museu Vivo marca presença nos desfiles cívicos com a sua Ala Histórica, levando os personagens conforme a época em questão.

Contatos:

Anderson Moreira