A origem das comemorações do Ano Novo




por Anderson Moreira                                                                           Salvador, 31 de dezembro de 2020

Por conta da passagem do ano de 2020, o Museu Vivo na Cidade produziu um conteúdo contando a origem das comemorações do Ano Novo. Esse vídeo faz parte de uma série que iremos postar no nosso canal do youtube falando sobre curiosidades históricas. 


As comemorações do ano novo datam de 3000 AC. Diversos povos celebravam a passagem do ano, dentre eles: egípcios, babilônios, romanos, chineses etc. Na Babilônia, as festividades eram celebradas em meados de março. "Nessa ocasião, o deus Marduk resolvia qual seria o destino do país no ano seguinte" - The World Book Encyclopedia. 



Os romanos também celebravam o Ano Novo no mês de março, mas em 46 AEC, Júlio César assinou um decreto alterando para o 1º de Janeiro. Esse dia era dedicado ao deus Jano, divindade das origens, bifronte que mantém uma das faces sempre voltada para frente, o porvir, e a outra para trás, em apreciação ao que já se passou. Era considerado o deus da transformação e o mediador das preces humanas aos demais deuses.  







Na atualidade, diversas pessoas utilizam rituais supersticiosos com o objetivo de espantar a má sorte e garantir prosperidade no ano novo. Esses rituais perpetuam a antiga crença de que a virada do ano é uma ocasião para decidir destinos. 










Comentários

Postagens mais visitadas