TRATADO DE TORDESILHAS - 7 JUNHO 1494

O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.

Essa linha imaginária passava a 370 léguas de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a Espanha e a leste, Portugal. De acordo com alguns mapas, o território português no Brasil começava próximo a onde atualmente se encontra Belém, no Pará, e descia em linha reta até perto de Laguna, em Santa Catarina. O objetivo era acabar com as disputas de território desde que o novo continente havia sido “descoberto”, dois anos antes.

Com o passar do tempo, os portugueses começaram a invadir o território espanhol. Dessa maneira, o Brasil começou a ter os contornos que conhecemos hoje. A Espanha, que precisava tomar conta de um domínio muito extenso, não conseguiu se defender das investidas portuguesas. Assim, em 1750, o Tratado de Tordesilhas foi oficialmente desconsiderado e atualizado para o Tratado de Madrid.(Fonte: E-cultura)

“Foi o momento mais importante a nível de comércio para Portugal e para o mundo”. “Como consequência da assinatura desse tratado, Portugal não só conseguiu o acesso ao Brasil – que só viria a ser oficialmente descoberto uns anos mais tarde (1500) – como também reservou para si a área do globo com mais riquezas para trocar, do Brasil até à China (na verdade vai até às Molucas, que Fernão de Magalhães tanto buscava)”.

“O Tratado de Tordesilhas foi aquele que teve maior impacto mundial, inclusive até ao dia de hoje, nunca houve nada assim tão global e permitiu a Portugal ter o exclusivo da zona mais desejada, das especiarias, durante 100 anos”. Essa conquista está relacionada com o “avançado conhecimento dos mares e do Atlântico por parte dos portugueses, bem superior aquele que os castelhanos tinham”.

(José Manuel Garcia – Historiador e autor de vários livros sobre a época dos Descobrimentos).

A assinatura do Tratado de Tordesilhas
Obra de António Menendez