o Museu Conversa com Iara Colina

Hoje, às 20h, Iara Colina, atriz e diretora teatral, vai contar a sua trajetória artística no bate papo de O Museu Conversa, iniciativa do Museu Vivo na Cidade.

A ONG Museu Vivo na Cidade, sediada em Salvador, foi criada para preservar a memória nacional.

Quando Iara Colina foi convidada para dirigir a encenação Memórias do Forte, ocorrida no Forte São Marcelo em 2009, passou a fazer parte da história dessa importante iniciativa.

Bacharela em Direção Teatral (UFBA), mestra em Letras: Linguagens e Representações (UESC-BA), Iara Colina é atriz, diretora teatral, técnica administrativa e pesquisadora no IF Baiano. Atua na função de atriz desde 1995, atuando na Cia. Teatro dos Novos, grupo residente do Teatro Vila Velha, de 1997 a 2011. Atualmente integra o grupo Teatro Popular de Ilhéus.

Entre seus trabalhos destacam-se as atuações em IntimIDADES (2021), Medida por Medida (2014), Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas, pelo qual foi indicada ao Prêmio Braskem 2005 de Melhor Atriz; e no Evangelho Segundo Maria, pelo qual recebeu a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante no Prêmio Braskem 2003. Dentre os espetáculos que dirigiu destacam-se Amor, Política e Ozadia (2018), Antônio, meu santo (2011), Memórias do Forte (2009), Diatribe de Amor Contra um Homem Sentado (2005).