Museu Vivo na Cidade encena a Fundação de Salvador

Para celebrar os 474 anos da fundação da primeira capital do Brasil, o Museu Vivo na Cidade, organização que tem o objetivo de preservar a memória histórica do Brasil, irá encenar a chegada de Tomé de Souza a Salvador. Na encenação, que acontecerá na Câmara Municipal, no dia 29 de março, às 16h, serão retratados os personagens Caramuru, o Cacique Taparica, a índia Catarina Paraguaçu e o padre jesuíta Manuel da Nóbrega. Além do esquete teatral, outros eventos acontecerão no dia 29, como o lançamento da instalação da Guarda Histórica que se estabelecerá na porta da Câmara Municipal de Salvador, o acionamento do sino da Torre do Paço, além de exibição de filme e apresentação do Coral da Câmara.

Tomé de Souza - Marcelo Danthas e Pe. Manuel da Nóbrega - Anderson Moreira

Nossa cidade - A cidade foi fundada com o nome de Cidade do Salvador e foi a capital do Brasil de 1549 a 1763. A data oficial de sua fundação foi determinada pela portaria 299 de 11 de março de 1952, assinada pelo então prefeito Osvaldo Veloso Gordilho, e marca o dia em que o português Tomé de Sousa (1503 – 1579) desembarcou no atual Porto da Barra, em 29 de março de 1549, dando início à construção da cidade-fortaleza.

Ele havia sido nomeado primeiro governador-geral do Brasil pelo rei Dom João III (1502 – 1557). Chegou com seis embarcações, trazendo mais de mil pessoas para o país. No Regimento de Thomé de Souza, além da determinação da criação de uma cidade-fortaleza, mencionam-se as traças (desenhos em planta baixa) e amostras (desenhos em elevação), concebidas por Miguel de Arruda, Mestre das Obras Régias, e entregues a Luís Dias, o mestre de obras encarregado da execução da tarefa de erguer Salvador conforme um plano predefinido, que permitia, no entanto, a adequação às peculiaridades do sítio escolhido.

Este lugar deveria possibilitar a construção de uma cidade fortificada em um ponto alto e defensável, a facilidade do abastecimento de água doce e de alimentos, portanto, precisava ter terras férteis e, um ponto fundamental, um porto seguro para a atracação de navios e importação e exportação de mercadorias.

Serviço:

Encenação da fundação de Salvador

Quando: 29/03

Onde: Câmara Municipal de Salvador

Horário: 16h

O Museu Vivo na Cidade atua ao longo de 15 anos realizando ações de preservação da Memória Histórica da Bahia e do Brasil. Apoie a manutenção do nosso projeto através da vakinha on-line:

hmps://www.vakinha.com.br/1539808

Chave pix: 1539808@vakinha.com.br

Informações:

71 99136-3658 – Anderson Moreira

Instagram: @museuvivonacidade

Youtube: @museuvivonacidade

Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro 71 98896-5016

Programação de atividades em comemoração do aniversário da cidade de Salvador, na Câmara Municipal:

8h às 17h - Apresentação de Rapel e Tirolesa no Elevador Lacerda, com equipe de profissionais.

9h - Instalação da baiana de acarajé no passeio em frente da CMS palestrando diariamente sobre a culinária e a história das baianas.

9h – Exposição de carros antigos e históricos na porta da CMS sob guarda da vigilância da CMS e Guarda Municipal.

14h – Lançamento da instalação da Guarda Histórica com roupas históricas pra servir na porta da Câmara Municipal de Salvador - CMS, de 8 às 16h.

14h30 – Sessão Especial em comemoração ao aniversário de Salvador e abertura das atividades comemorativas do dia 29 de março.

15h – Abertura do Museu de Imagem e Som, instalado no Foyer da CMS.

16h – Apresentação da peça teatral Fundação de Salvador do Museu Vivo na Cidade, com personagens históricos.

16h – Lançamento dos hinos cívicos em mídias digitais, pra serem usados como brinde.

16h – Apresentação de filmes históricos e culturais nos arcos da CMS.

16h – Acionar o sino da Câmara Municipal de Salvador cada hora, de 7hs até 22hs.

16h – Lançamento e apresentação dos corais da CMS e convidados.

16h – Lançamento do projeto história da Câmara que será apresentado diariamente por “Thomé de Souza” e sua equipe.

16h- Lançamento do “Espaço Cultural Arcos da Câmara” para ser usado pra exposição de arte sob arcos externos da CMS, integrado com faculdades e escolas de arte.

16h – Lançamento do Projeto Guias Turísticos da CMS e Centro Histórico, uniformizados com roupas históricas.

16h – Abertura da exposição de modelos vivos com roupas históricas na frente da Câmara Municipal de Salvador – CMS.

16h – Lançamento do Projeto “Câmara Mirim”.

16h – Lançamento do projeto de visitação diária por alunos de escolas públicas e privadas no Paço Municipal, Museus e pontos culturais e turístico da região.

16h- Lançamento do projeto de grupos artísticos com roupas históricas na frente da Câmara Municipal de Salvador.

16h- Apresentação da “Banda Mulherada”

18h – Inauguração da iluminação cênica da CMS.

18h – Apresentação e lançamento do projeto “Escada Musical” com apresentação diária de corais e na escadaria da Câmara Municipal de salvador - CMS e semanalmente também o coral da CMS em parceria com entidades do setor, das universidades e escolas de música e artes.