Você pode encontrar com Tomé de Souza em pessoa na Câmara dos Vereadores

Quem passa pela frente da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Municipal, se encontra com os soldados da Guarda Histórica guarnecendo o Paço Legislativo, mas também com a figura histórica de Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil e o responsável por liderar a construção de Salvador. Os personagens são atores que fazem parte do Museu Vivo na Cidade, organização que tem o objetivo de preservar a memória histórica do Brasil, que recebeu o convite do vereador Mauricio Trindade – coordenador do projeto de revitalização do Centro Histórico da capital.
Estudantes e turistas estão parando para tirar fotos com os personagens. Maria do Socorro, cearense em visita a Salvador, fez questão de tirar fotos com Tomé de Souza e com os Guardas e enfatizou que essa iniciativa é muito importante para preservar difundir a nossa história. “Muito lindo isso, pensei que eles fossem bonecos, gostei muito. É muito importante para preservar a história da cidade.”
O Museu Vivo na Cidade tem participado ativamente de eventos cívicos que marcam Salvador, como na comemoração do aniversário da cidade, quando foi encenada a chegada de Tomé de Souza a Salvador. Na encenação, que aconteceu na Câmara Municipal, no dia 29 de março, foram retratados os personagens Caramuru, o Cacique Taparica, a índia Catarina Paraguaçu e o padre jesuíta Manuel da Nóbrega.
Tomé de Sousa foi governador-geral do Brasil entre os anos de 1549 e 1553, sendo o primeiro a ser nomeado para essa função. Em sua gestão, realizou a construção da cidade de Salvador, primeira capital do Brasil. Ficou marcado também como um fidalgo que prosperou ao participar de expedições e campanhas militares de Portugal.
Para encontrar Tomé de Souza e a Guarda Histórica De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h Informações: Anderson Moreira 71 99517830 Instagram: @museuvivonacidade