EXÉRCITO - A INSTITUIÇÃO DE MAIOR CREDIBILIDADE




19 de abril – DIA DO EXÉRCITO. Nasceu o Exército Brasileiro nos idos de 1648 quando, na defesa do solo pátrio invadido pelos flamengos, irrompeu um forte sentimento nativista e pela primeira vez se falou em PÁTRIA. A primeira Batalha de Guararapes foi o marco, ali, ficou claro o nascimento da nação brasileira e com ela o seu Exército. 




Os holandeses com maior e mais preparado efetivo militar, perde a batalha para o sentimento que brotava, perde para a guerra de guerrilha, aprendida dos nossos índios e exercitada pelos nativos. Os brasileiros, pela sua admirável intuição mostraram-se avançados em mais de um século às idéias militares contemporâneas. Com seu modo de combater em pequenos grupos separados, e de preferência de arma branca, avançando e recuando, armando ciladas, o exército luso-brasileiro foi senhor de todas as ações. A vitória em Guararapes não foi obra fortuita dos acontecimentos, mas sim, resultado da ação vigilante e decidida dos chefes e da bravura e do espírito combativo dos soldados. 



Hoje, a instituição castrense, nascida com Filipe Camarão, Henrique Dias, Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira e Dias Cardoso, é uma das instituições de maior credibilidade, honrando, sobremaneira, a memória de todos quantos deram a vida em Guararapes. 


Militar no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS)
Foto: Google


Particularmente, por ter passado mais de trinta anos na caserna, isso muito me orgulha, no entanto, gostaria, muito mais, de que fosse o nosso JUDICIÁRIO, a instituição de maior credibilidade desse País. O maior problema do Brasil, não é político, não é econômico, não é financeiro, nem é militar, é de JUSTIÇA! 




A corrupção que grassa solta no meio político e empresarial, não aconteceria se houvesse justiça. A sua falta causa desesperança, desânimo e descrédito. Um sentimento de impotência toma conta da nação brasileira. Um sentimento de que não tem mais jeito...




Por conta de todas os desmandos a que assistimos, passivamente, todos os dias, um deles me incomoda sobremaneira, é o emprego do Exército Brasileiro no exercício de funções de polícia. O pior é que não vejo ninguém, nem nenhuma autoridade, civil ou militar, contestando, veementemente, tal sub-emprego. O Exército não foi criado e nem existe para isso!. O governo está na contra mão da história. Precisamos reagir! 






Dentro de mais algum tempo, veremos militares da instituição que muito nos orgulha, envolvidos com traficantes e usuários de drogas. É uma questão de tempo. Eles necessitam corromper para sobreviver! Vamos esperar que o pior aconteça? 


Espero que não.











Vídeos com imagens da Comemoração do Dia do Exército em Salvador.










Foto do perfil de Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos

Anésio Ferreira Leite é militar,
administrador de empresas e
Diretor Presidente da ABRAF
+ 55 71 9122-8776
+ 55 71 8882-8776
e-mail: abraf.presidencia@gmail.com







Comentários

Postagens mais visitadas