O IMPERADOR NO FORTE

D. Pedro II - "Fala do trono" - Pedro Américo de Figueiredo e Melo, 1872
Acervo - Museu Imperial

Ano de 1859. Dom Pedro II estava em visita a Salvador, primeira capital do Brasil. O monarca era um amante das artes, da literatura, da ciência e da tecnologia. Impressionado com a vista da Baía de Todos os Santos, uma construção lhe chamou a atenção: o Forte do Mar - hoje mais conhecido como Forte São Marcelo.

Foto: Google

D. Pedro soube da importância do Forte para Salvador, pois antes da sua construção os corsários e piratas atacavam o porto e a cidade com frequência. Naquele tempo, era comum as autoridades inspecionarem as fortalezas. O governador da província fazia isso para saber como estava o efetivo, a quantidade de pólvora e de munição.

Acervo - Ordem 3ª de São Francisco - Salvador-Ba

O imperador mencionou o Forte no seu diário de viagem: "6 de outubro [de 1859] - (...) As iluminações das casas que eu vejo daqui são bonitas, e principalmente a do Forte do Mar, que de dia parece um empadão. Está aí o depósito de pólvora, ameaçando a cidade, (...)" (PEDRO II, 2003:55).

Salvador antiga

O Formato do forte e a tecnologia empregada em sua construção - sobre um banco de areia natural - despertou a curiosidade de Pedro II. Dias depois, o próprio imperador resolveu inspecionar a fortificação.

Palácio Rio Branco
D. Pedro II saiu do Palácio dos Governadores, o atual Palácio Rio Branco, onde estava hospedado, por volta das 6h30 do dia 29 de outubro de 1859. Teve dificuldade para atracar. Na época, o acesso se dava por uma espécie de elevador manual, na ponte.

Foto por Samory Pereira Santos. CC-BY-SA 2.0
Brasão do Império teve a coroa mutilada pelos militares após a Proclamação da República.

Nenhum detalhe passou despercebido a D. Pedro II, que fez questão de registrar no seu diário: "O forte é circular, com um fosso interno em parte ocupado por diversas plantas e um quintalzinho, e que separa a muralha do corpo central, igualmente circular, e coberto por abóbada que ajunta água nua cisterna. Tem trinta peças e igual número de praças, cujo alojamento, assim como as outras acomodações, são más, por acanhadas e muito pouco arejadas".

Soldados do Forte - 1º Regimento de Artilharia da Bahia

Bastante observador, D. Pedro II parou em frente à antiga ala, onde ficavam os oficiais e a casa do comandante, para ler uma inscrição em latim: "Encontrei a seguinte inscrição sobre o portão interno: 'Vascus? (não pude ler bem) Fernandes Cesar Menesius totius Brasiliae auspicatissimus Prorex hanc arcem fine coronavit anno octavo ab apprehenso claro et a Christo nato 1728' [Vasco Fernandes César Meneses, vice-rei de todo o Brasil, coroou esta cidade no oitavo ano de seu governo e no de 1728 do nascimento de Cristo]".

D. Pedro II fez um comentário profético sobre o Forte São Marcelo quando mencionou que a quantidade de pólvora, estocada na fortaleza, era uma ameaça à cidade. Cinquenta e três anos depois, enquanto a República estava se consolidando no país, O Forte São Marcelo bombardeou a capital devido a uma controvérsia entre o federalismo e a oligarquia. O governador Aurélio Viana quis transferir a capital para Jequié, interior do estado. Para evitar que isso acontecesse, o presidente da República - Hermes da Fonseca - autorizou o bombardeio a Salvador.

Quando o Forte São Marcelo era um monumento de defesa, apenas os militares e autoridades podiam conhecê-lo e admirar a vista da Baía de Todos os Santos. No século XXI, a fortaleza foi convertida em museu e pôde ser visitada por todos.

Dentro do Forte São Marcelo cada canto, cada pedra, cada sala, tem uma história para ser contada. Tem história de Imperador, de comandante, de soldados e prisioneiros. Os visitantes - quando o museu estava aberto - podiam se identificar com essas histórias e sentir o mesmo que D. Pedro II. Todavia, as portas do Museu do Forte São Marcelo foram fechadas pela 7ª Regional do IPHAN. Perdemos um museu verdadeiramente vivo!

Leia sobre o fechamento do forte:

Anderson Luis Araújo Moreira

Anderson Luis de Araújo Moreira