DOIS ANOS SEM O MUSEU DO FORTE SÃO MARCELO

Imagem: Google

por Anderson Moreira e Kika Carvalho

Neste sábado, 23 de março, semana de aniversário da primeira capital do Brasil – Salvador, completam dois anos do fechamento do Museu Forte São Marcelo. O órgão responsável em proteger o patrimônio nacional, deu um duro golpe à cidade ao fechar o Museu do Forte.  Mesmo dito pelo Sr. Carlos Amorim do IPHAN, em matéria (Tribuna da Bahia de 13.08.2010) “ garantiu não existir nenhuma possibilidade do Forte vir a ser fechado à visitação pública. O que haverá,seguramente, é a substituição do uso.”  O que não ocorreu.

O IPHAN declarou que fechou o forte por diversas razões: que a Associação que  administrava o Forte desde 2000, estava irregular, que o contrato havia vencido, que precisavam fazer uma reforma na base em caráter de urgência etc.etc  A sociedade conheceu apenas um lado da História, está na hora de saber o outro lado.

O Forte São Marcelo foi registrado oficialmente como museu através dos termos do Decreto nº 5.264 e assim fez adesão ao Sistema Brasileiro de Museus, tendo por base o Projeto Museu Vivo,implantado em 2007. Conforme o Estatuto de Museus, para se fechar uma instituição museológica só pode ser feito através dos tramites legais e de uma ação pública. Sendo assim, mesmo sendo o IPHAN o órgão fiscalizador do forte, ele não tem a devida competência para extinguir um museu.

CERTIFICADO DO MUSEU DO FORTE SÃO MARCELO

Foi dito também que a Associação  que administrava o Forte (ABRAF) se recusou a desocupar a fortaleza, entretanto no dia 13 de julho de 2010, a associação entregou um ofício, ao Instituo do Patrimônio Artístico Nacional, para oficializar formalmente a devolução do forte e ainda pediu que mantivesse o museu aberto para que a cidade não fosse penalizada. Infelizmente a resposta veio sete meses depois com uma ação de despejo.  A ABAV procurou o IPHAN e disse que assumiria o Museu do Forte São Marcelo enquanto se resolveria a questão, porém, mais uma vez, o IPHAN se manteve em silêncio.

Ofício de devolução do Forte São Marcelo ao IPHAN. O Instituto não respondeu, preferiu esperar 7 meses para dar uma resposta movendo uma ação de despejo.

Muitos momentos  do Forte São Marcelo estão na memória de baianos, cariocas, portugueses, espanhóis, entre outros. A tarefa do LAR DOCE LAR, do programa de Luciano Huck, a visita de Ana Maria Braga a Salvador com a matéria no Forte, peças de teatro, exposições, gravações de artistas de renome como  Aline do Cheiro de Amor, Léo do Parangolé, reportagens especiais como o Aprovado com Jorge Portugal.. inserido em um dos 7 Pontos Mágicos de Salvador e tantas outras, fizeram do Forte  a referência de, único  atrativo diferencial em Salvador.

Programa Mais Você - Rede Globo

No período em que ficou aberto  para visitação( 2006 a 2011) forma 450 mil pessoas,e dentre estes 100 mil estudantes. Investimentos foram feitos   tanto de Prefeitura,Governo estadual e empresas privadas, para a sua recuperação e abertura ao público. Quase 5 milhões investidos  e hoje tudo foi perdido. Enquanto esteve aberto, o que gerava de renda das visitas e passeios nas caravelas quinhentistas, serviam para ajudar na manutenção  do Forte.   Centenas de materiais promocionais da Bahia( folheteria, catálogos, de agências, operadoras, Bahiatursa, Saltur) utilizam a imagem do Forte São Marcelo, para divulgar nossa cidade. Mas hoje  em nada adianta, se o turista chega e não tem mais acesso.

É muito triste ver o fim de um trabalho que agregava um enorme valor à cidade. O Projeto Museu Vivo na Cidade foi pioneiro e através dele o Forte São Marcelo se tornou um palco de referência cultural. Os visitantes podiam conhecer a História através dos personagens e fazer uma viagem pela História.  Além do Museu do Forte, duas réplicas caravelas de quinhentistas, ofereciam aos visitantes uma verdadeira aula de história sobre nossa cidade, nas águas da Baía de Todos os Santos. A mídia local, nacional e até mesmo internacional deu destaque às ações que estavam sendo realizadas no Museu do Forte São Marcelo.

Com o fechamento do Museu Vivo do Forte a cidade perdeu e uma parte da memória foi apagada. Mas não podemos ficar apenas nos lamentando, temos que sensibilizar às autoridades para a reabertura do Museu Vivo do Forte São Marcelo.

Salvador já teve 30 fortes militares, hoje temos apenas 11. Precisamos lutar para que as memórias desses monumentos continuem vivas. O principal patrimônio do acervo global é o homem. É o homem quem dá sentido ao monumento e por isso precisamos valorizá-lo.

Não basta apenas preservar e valorizar a pedra.  No passado, o Forte São Marcelo foi construído para defender o porto e a cidade contra ataques de piratas e corsários. Hoje ele deve ser protegido. Criamos a Campanha ABRACE O FORTE,  e convocamos a sociedade a entrar nessa luta. O Museu Vivo do Forte precisa de soldados que defendam a Memória e a Arte.

Criamos uma petição no AVAAZ. Assinem! Vamos lutar para manter a nossa História Viva!

PROJETO MUSEU VIVO NA CIDADE

Anderson Luis de Araújo Moreira                      Wilka Carvalho
          Museólogo - COREM 1R0279 - I               Turismóloga/ Cons. turismo Acessível/ Roteirização
                     Web Designer