SALVADOR - 464 ANOS

Foto: Google

por Anésio Ferreira Leite

Comemoramos no dia 29 de março de 2013, o aniversário da Cidade do Salvador. Quatrocentos e sessenta e quatro anos se passaram desde a fundação em 1549. Thomé de Souza, aqui aportou com a missão de construir uma povoação grande e forte. Salvador nasceu sob o signo da defesa, como cidade fortaleza, tanto que, era cercada por muros, por todos os lados. Existiam portas de entrada: porta norte e porta sul.

Imagem: Google

A nova política da Coroa Portuguesa era manter a posse e o domínio das terras recém descobertas, contra os solertes invasores estrangeiros. O sítio para a implantação da primeira cidade planejada do Brasil, não poderia ter sido melhor escolhido. Situado dentro da Baía de Todos os Santos, oferecia boas águas para o abrigo seguro de seus navios além de apropriar-se de um acidente natural, a escarpa de mais de 70 metros que faz parte do frontispício da cidade, como elemento dificultador aos ataques de piratas, corsários e outros invasores.

Imagem: Google

Salvador, capital do Brasil por mais de duzentos anos (1549-1763), assistiu, ou foi palco, de acontecimentos históricos importantes para a formação da nacionalidade brasileira, como as invasões holandesas à Bahia e Pernambuco. Enquanto na Europa havia um paradeiro geral, aqui, eram construídos os mais belos monumentos da arquitetura barroca.

Foto: Google

Repito, pela centésima milionésima vez, que um povo que não conhece o seu passado, as suas origens, a sua cultura, é um povo sem referências, não sabe de onde veio, nem sabe para onde vai. É incapaz de projetar o seu futuro. Pode até chegar a algum lugar, mas nunca terá um futuro grandioso.

Como exemplo do que não deve acontecer, há pouco mais de dois anos a cidade possuía um atrativo muito interessante, único, onde o visitante podia conhecer a história da cidade, das fortalezas que já possuiu, da saga portuguesa pelo mundo e de sua influência para nós, onde se usava a linguagem do teatro como meio indutor de conhecimento, o FORTE SÃO MARCELO. Fechado em 2011, pelo órgão que deveria preocupar-se em mantê-lo aberto à visitação pública.

As autoridades estaduais e municipais, embora avisadas da intenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nada fizeram para impedir o fechamento do Museu do forte. Um museu que tinha projeção nacional e internacional, por ser um museu vivo, por fazer o resgate do patrimônio imaterial da nação brasileira. Suas imagens estão em todas as partes do mundo levadas por estudantes, visitantes locais e turistas, todos, encantados.

Costumava dizer que o Museu do Forte São Marcelo tinha pernas, andava, se movimentava, estava em todos os lugares, participava de eventos culturais, educacionais, históricos e sociais. Quase que diariamente, ia ao Mercado Modelo e ao Pelourinho. Era preciso ver o encantamento dos que cruzavam com seus personagens. Milhares, talvez milhões de fotos foram feitas e estão por aí, espalhadas.

Quando as pessoas conhecem a sua história e a sua cultura, têm a sua auto-estima elevada, sentem orgulho de ser brasileiro. No Forte São Marcelo, vivenciávamos isso todos os dias. Ao conduzirmos grupos de estudantes, víamos os seus olhos brilharem e, muitas vezes, chorarem. A auto-estima vai lá para cima. Infelizmente, poucos compreendem o que estou a dizer, infelizmente...

Esse é o nosso maior patrimônio! Salvemos Salvador!

Hino da cidade do Salvador

Salvador - 1930 a 1940