MEMÓRIAS DA CIDADE DA BAHIA

Catarina Paraguaçu

por Anderson Moreira                                                  Salvador, 18 de março de 2014

"O sonho de Catarina"- Manoel Lopes Rodrigues

O Museu Vivo na Cidade irá apresentar, na Semana de Aniversário de Salvador, o espetáculo Memórias da Cidade da Bahia. O público fará uma viagem por três séculos e conhecerá a História com ilustres personagens.

O espetáculo começa com a personagem Pecúnia Liberta e segue com a recepção ao primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza. A atriz Katita Lopes interpretará a índia Catarina Paraguaçu. "Para mim é uma honra interpretar Catarina Paraguaçu, estou ansiosa! Trabalhar com o Museu Vivo na Cidade é um caminho para abrir outras portas. Vai ser uma forma de me desenvolver no teatro e em outras apresentações".

O figurinista Maurício Martins, do Acervo de figurino Boca de Cena, é o responsável pela composição do figurino da personagem. A pesquisa foi realizada com base na litogravura "O sonho de Caratarina" de Manoel Lopes Rodrigues.

Segundo uma lenda, Catarina teria tido sonhos frequentes com náufragos, sofrendo com fome e frio, entre eles, uma mulher com uma criança nos braços. Confiando no caráter místico dos sonhos da esposa, Caramuru teria mandado que procurassem pela orla, até que foram encontrados vários náufragos, mas entre eles não havia nenhuma mulher. Catarina sonhou novamente com a mesma mulher e ela teria lhe pedido que construíssem uma casa para ela na sua aldeia. Em pouco tempo foi encontrada uma imagem da virgem Maria com o menino Jesus nos braços, que esta localizada no altar da Igreja da Graça.

Katita Lopes