SEGUINDO OS PASSOS DE JOÃO

Release

O Projeto Museu Vivo na Cidade, foi criado com o objetivo de fazer a interação com o público usando a linguagem do teatro-museu e valorizar o patrimônio histórico brasileiro, bem como estimular o interesse pela cultura e pela memória histórica do País, dando relevo à sua importância e ao seu significado, proporcionando o estudo, a pesquisa, a investigação, a publicação e a divulgação dos resultados.

Ao longo de sua existência tem participado de eventos cívicos, exposições, lançamentos de livros, feiras internacionais, palestras e por isso ganhou destaque na imprensa e nas redes sociais.

No dia 22 de Janeiro de 2015, o Museu Vivo na Cidade irá realizar a sua primeira ação cultural  do  ano: Seguindo os passos de João.

D. João VI, foi o primeiro monarca a pisar em solo americano. Sua presença no Brasil foi um marco que nos trouxe a independência. Um dos seus atos mais importantes foi realizado em Salvador -  a Abertura dos Portos, pondo fim ao antigo Pacto Colonial.

Para reviver este fato, quatro atores realizarão esquetes em alguns sítios históricos: Mercado Modelo, Palácio Rio Branco, Ruínas da Sé, Catedral Basílica e Faculdade de Medicina (locais por onde o D. João passou e realizou atos importantes).

O cortejo sairá do Mercado Modelo, onde fará interação com turistas e soteropolitanos, em seguida irá para o Palácio Rio Branco – onde fará o esquete teatral da Chegada da Família Real, nomeará o Secretário de Cultura , Jorge Portugal, como Barão de Santo Amaro, depois seguirá para a prefeitura, passará pela Catedral e finalizará na Faculdade de Medicina.

Anderson Luis de Araújo Moreira
Museólogo - COREM 1R0279-I