Dezembro - mês do Museólogo

O dia 18 de dezembro foi escolhido para ser o dia do museólogo - um profissional que muitas vezes é confundido com musicólogo. Mas algumas mudanças estão acontecendo. A sociedade está despertando sobre a necessidade de proteger a Memória, a Cultura e a Arte. O antigo conceito de "lugar de coisa velha é em museu" está sendo deixado para trás. O Museu é um espaço de novidades, de transformação, interação etc. Daí a necessidades do profissional museólogo!

Nós museólogos temos muito trabalho a fazer. Sabemos das dificuldades, muitas vezes nos desanimamos, mas não podemos desistir, pois amamos o que fazemos!

Informações sobre o Profissional Museólogo

O museólogo é o profissional que estuda os museus a partir das interações entre homem, cultura e natureza, dentro dos diferentes sistemas de pensamentos.

As responsabilidades do museólogo incluem a salvaguarda, documentação, difusão de acervos naturais e culturais, planejamento e realização de exposições: desenvolvimento de programas educativos e culturais; defesa do patrimônio; defesa do respeito à vida, pluralidade biológica e cultural e igualdade de direitos em todas as sociedades.

O museólogo atua em museus, centros culturais, institutos de pesquisas, centros de documentação, galerias de arte, e qualquer instituição ligada à proteção, documentação, conservação e difusão do patrimônio cultural.