SEGUINDO OS PASSOS DE JOÃO - DIA DA ENCENAÇÃO

por Anésio Ferreira Leite            Salvador, 22 de janeiro de 2014

No dia 22 de janeiro, há 206 anos, D. João VI chegava ao Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte. Um fato histórico de grande importância  importância para a nação brasileira

Como queremos ser bons em cultura e turismo se não damos realce aos fatos históricos do nosso passado? Não entendo! Logo esse fato que trouxe tanto desenvolvimento para o Brasil, dando-lhe cara de um país pronto para projetar-se no concerto das nações!

Para não passar em branco, fizemos uma representação cenográfica com os personagens da história, simulando o trajeto do cortejo, do Porto, onde desembarcaram, à Praça Thomé de Souza e Pelourinho. D. João VI, Carlota Joaquina, o Arauto da Comitiva, uma mucama e a Guarda Pessoal do Príncipe Regente, desfilaram pelos caminhos da Cidade do Salvador, relembrando um dos fatos que mais desenvolvimento trouxe para o Brasil.

Por todo o trajeto o Príncipe interagiu com o povo e em cada local do percurso o Arauto anunciava a chegada do Príncipe. No Mercado Modelo foi uma verdadeira apoteose, todos queriam saber o que estava acontecendo, quem era o personagem. Queriam fotografar e serem fotografados, tudo como previmos. No Elevador Lacerda, todos que estavam na cabine em que subiu o Príncipe, cantaram durante todo o tempo, demonstrando sua satisfação com a presença do mesmo.

Na Praça Thomé de Souza, visitamos o Palácio Rio Branco sede do Governo da Província, onde num esquete teatral, discursou, abriu os Portos do Brasil às Nações Amigas, dançou o minueto, concedeu títulos nobiliárquicos e posou para fotos, deixando-se fotografar com os seus súditos, tão abandonados à própria sorte. A satisfação estava estampada na face de todos os presentes. Encantados!

Na Prefeitura da cidade do Salvador, a Comitiva foi recebida pelo Secretário de Comunicação pois o Alcaide e seu Chefe de Gabinete estavam em atividade fora da sede. D.João entregou um documento solicitando um maior cuidado com o patrimônio histórico da cidade. A solenidade de condecoração do Alcaide com o título de Barão da Sé, ficou para outra oportunidade, bem assim, a entrega do respectivo diploma.

Nas ruínas da Catedral Basílica, emocionou-se por ver que foi destruído tão belo espécime da arquitetura colonial por um motivo fútil, para que bondes pudessem passar.

Na primeira Faculdade de Medicina do Brasil, foi recebido com júbilo e satisfação por sua Diretora, tendo visitado suas instalações e as instalações do Museu Afro.

Participaram do evento os seguintes atores, produtores e cinegrafistas, senhores Anderson Luis de Araújo Moreira (D. João VI), Edva Barretto (D. Carlota Joaquina), Emille Lapa (Mucama), Israel Barretto (Arauto) e Anésio Leite (cinegrafista e apoio).

Eventos dessa natureza deveriam acontecer com mais frequência, em todas as datas significativas da nossa história. Seria um resgate notável dos fatos mais marcantes da vida brasileira. Uma aula de história e cidadania! De amor às nossas tradições e à nossa cultura! A interação dos atores com o povo é que faz toda a diferença. Eles perguntam, sobre a época, o lugar, como viviam e comiam, querem fotografar e serem fotografados. Querem saber tudo!
Precisamos de pessoas crédulas, que acreditem que esse caminho pode mudar o turismo na cidade do Salvador!

Anésio Ferreira Leite é militar,
administrador de empresas e