Filmagem da cena de despedida de D. João VI

por Anderson Moreira           Salvador, 5 de junho de 2021

Marcelo Danthas (D. Pedro) e Anderson Moreira (D. João VI)

Desde o ano de 2008 - época em que se comemorou os 200 anos da Chegada da Família Real no Brasil -  o Museu Vivo na Cidade encena a Chegada da Corte Portuguesa no espetáculo Memórias da Cidade da Bahia. Na peça, D. João é  retratado de forma alegre e pomposa, zomba de Napoleão, assina medidas como a Abertura dos Portos às Nações Amigas e a criação da primeira Faculdade de Medicina do Brasil.

Na atual produção do Museu Vivo na Cidade, pela primeira vez iremos retratar um D. João triste, ainda que em trajes majestáticos veremos um monarca melancólico. Isso porque estamos encenando a cena da despedida do Rio de Janeiro. O Rei do Reino Unido Brasil e Algarves - interpretado por Anderson Moreira - conversa com D. Pedro - interpretado por Marcelo Danthas.  O soberano aconselha o Príncipe Regente a "por a coroa na sua cabeça" caso o Brasil se separe de Portugal.

Em 1820, a agitação política tomou conta de Portugal. A população estava insatisfeita com a ausência do rei. Um movimento revolucionário afastou os representantes ingleses do poder. Os rebeldes exigiam o retorno de D. João.

Dom João VI teve que voltar para Portugal. Partiu do Rio de Janeiro em 1821 e deixou em seu lugar o filho, o príncipe dom Pedro como Regente. No ano seguinte, o príncipe proclamou a Independência do Brasil e foi coroado como D. Pedro I.

Antes de partir, D. João VI declarou: "Que saudade terei do Brasil. Aqui nesse país vivi o momentos mais felizes da minha vida."

A cena da despedida de D. João poderá ser vista no espetáculo documentário - Memórias de uma Bahia Afro-indígena - que estreia no dia 25/06, às 20H, no canal do youtube do Museu Vivo na Cidade.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretária de Cultura e do CCPI - Centro de Cultura Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria de Cultura do Ministério de Turismo, Governo Federal.

Se inscreva no nosso canal, basta clicar: Museu Vivo na Cidade