BATALHA NO FORTE

Foto: Google


Foi o primeiro grande evento que aconteceu no Forte São Marcelo. Um campeonato internacional de Skate, com a participação dos maiores “feras” do ranking mundial. A Red Bull foi a promotora e patrocinadora. O forte ainda estava em obras. Tudo teria transcorrido normalmente, não fosse a denúncia feita ao Ministério Público Federal, por um desqualificado que não sabia o que estava falando, que afirmou, que o Forte iria cair se o evento fosse realizado.

Atendendo a insistentes pedidos do Secretário de Esportes do Município do Salvador, concordamos e viabilizamos os trâmites burocráticos junto ao Iphan para a realização no Forte São Marcelo do evento BATALHA NO FORTE. Para a confecção da pista em cima do Torreão Central, foram utilizadas 25 toneladas de madeira (1000 m2 de área). Uma Estação de TV e uma repetidora da Rede Globo de Televisão para transmissão ao vivo, foram instaladas. Tudo pronto e a estrutura montada, eis que surge a denúncia: 
Foto: Google


O Ministério Público envia expediente recomendando a suspensão do evento. A Red Bull não concorda, manda vir de São Paulo os seus advogados. Faltam dois dias para o início do campeonato. Depois de discussões acaloradas e muitas tratativas, chegou-se a uma solução conciliatória em que todos os interessados seriam responsabilizados caso acontecesse algum acidente. A elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), fez-se necessário. À noite, reunidos na sede do Iphan, os interessados: Prefeitura Municipal do Salvador, representada pelo Secretário de Esportes e pelo Procurador Geral do Município; a ABRAF, representada pelo seu Diretor Presidente; a Red Bull, representada pelos seus advogados; o Iphan, representado pelo Superintendente regional e pela Procuradora Jurídica e o Procurador Geral da República (via telefone), representando o Ministério Público Federal. Reunião que varou a noite, ao fim da qual, pronto e assinado o TAC, saíram todos com a certeza de que o evento seria realizado. 

O evento aconteceu nos primeiros dias de fevereiro de 2006. Foi um sucesso! Dele, foi gerado um DVD com a performance dos atletas, mídia que foi distribuída para 140 países. Ganhou o forte e a cidade do Salvador pela divulgação de suas belezas, captadas por dois helicópteros que permaneceram no ar quase todo o tempo, filmando o forte e arredores. 
Piolho, Ferrugem e Diego
Foto: Shin Shikuma
http://360graus.terra.com.br/skate/default.asp?did=17425&action=news

O anonimato pedido pelo denunciante, alegando correr risco de morte caso o seu nome fosse conhecido, não aconteceu depois que nos foi revelado e, posteriormente, confirmado pelo próprio. O desgaste foi enorme, não só pelo embate judicial, como na relação da ABRAF com o Iphan e, também, pela falta de educação e polidez demonstradas pelo Secretário Municipal de Esportes, no uso de palavras de baixo calão, incompatíveis com o cargo e com a presença feminina nas reuniões.




Anésio Ferreira Leite
Diretor Presidente da ABRAF
+ 55 71 9122-8776 / abraf.presidencia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas