BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA VAI AO SHOPPING CENTER LAPA

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia completou, no dia 13 de maio de 2011, 200 anos de existência. Ela é a mais antiga da América Latina e é considerada referência no acesso público ao livro e à literatura. Funcionando diariamente, a biblioteca possui setor de Audiovisual (realiza semanalmente sessões de cinemas etc), Sala Especial, Setor de Jornais e revistas, Braille, Setor Infantil etc.

Máquina de Braille
A tecnologia tem ofertado aparelhos como tablets, ipods, ipads, smartphones etc. O que se tem constatado é que a frequência na  biblioteca está diminuindo. Agora a pesquisa é realizada em sites buscadores como o Google. Por esse motivo algumas ações estão sendo realizadas para atrair o público, tais como: oficinas, exposições e shows culturais. A Biblioteca Pública do Estado está se conectando com os avanços tecnológicos e com as demais linguagens. Ela possui um acervo de 600 mil itens, dos quais 150 mil são livros, além de vídeos, imagens, obras de arte, documentos históricos, periódicos e obras raras e valiosas disponíveis ao público.

O  Center Lapa, parceiro do Museu Vivo, fez um convite inovador à Biblioteca Pública para montar uma exposição na praça de eventos do shopping. A inciativa agradou ao público que compareceu e elogiou a inciativa.

Quem for ao centro da cidade não pode deixar de conferir essa grande iniciativa cultural. Além dos livros que estão em exposição, foi montado um palco para recitais de poesias e apresentações musicais. Há também um espaço reservado para crianças desenharem.

O Museu Vivo esteve presente e conversou com os principais organizadores e com o público presente.

"Eu tenho quinze anos de militância poética nas praças, faço parte do Coletivo poesia além das sete praças! Estou aqui recitando mais uma vezes em uma praça, mesmo sendo num shopping. A essência do nosso movimento é levar a poesia e a expressão viva na praça. É para que você possa partilhar com outro e é a essência de ser cidadão...esse trabalho é sempre regozijante, apesar  de não ter apoio dos governantes que colocam a poesia como algo marginal ou arte menor: a poesia escrita, falada e a literatura. A demanda de poetas aqui na Bahia é grande. Temos muitos poetas, mas são pouco conhecidos. Por isso fazemos esse trabalho recitando nas praças, nos ônibus, nas escolas, nos bares e em todos os locais que nos permitam recitar a Poesia Viva!" Marcos Peralta, poeta.

"Eu acho que Salvador e outras capitais precisam de ações como essa [de levar a biblioteca ao shopping] por que a gente tem visto, com o passar dos anos, o esvaziamento das livrarias e das bibliotecas. Eu acho engraçado que as pessoas estão saindo de lá para vir para os shoppings. Então, trazer a biblioteca, a poesia e ações culturais para dentro do shopping, a fim de reconquistar o apreço das pessoas por esse tipo de ação, é uma ideia sensacional que tem que permanecer. " - Diogo Nunes, estudante de cinema.

"A biblioteca montou a exposição a convite do Shopping Lapa.  Como estamos comemorando os 200 anos da instituição, é uma boa oportunidade para mostrar o trabalho que a biblioteca desenvolve não só através de livros, mas com teatro, poesias e oficinas. Estamos aqui desde o dia 09/01/12 e a exposição vai durar duas semanas. Viemos trazer a biblioteca e o livro ao leitor num espaço que tem grande circulação de público. A biblioteca tem perdido um pouco o público leitor que tem deixado de frequentá-la. Então é uma oportunidade de trazer o público de volta com uma ação cultural mais ativa.Essa é a primeira vez que a Biblioteca sai dos muros. A partir dessa ideia vamos levá-la a outros espaços da cidade." - Taís Caribé, jornalista e produtora cultural do Núcleo Biblioteca Viva.

"Essa ideia surgiu há algum tempo pela pesquisa de mercado  que  realizamos anualmente. É uma necessidade que o público aponta em pesquisa. É a necessidade de exposições e acesso à cultura. O centro da cidade é muito rico em história. Foi pensando nessa solicitação (e também por essa proximidade com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia) de poder trazer para esse público de 70.000 pessoas dia, um conhecimento maior e o que nós temos de rico, não só em Salvador, mas no Brasil. Nós também somos uma entidade que proporciona para o cliente: cultura, lazer e entretenimento.  Não vivemos só do varejo, mas é o nosso papel também fomentar cada vez mais a educação, cultura e leitura. Essa parceria veio somar e tem dado muito resultado. Estamos com várias mídias espontâneas saindo todos os dias. Estamos felizes com essa parceria". - Dalila Caldas, Gerente de marketing do Shopping Center Lapa.

Grupo de poesia

Anderson Luis de Araújo Moreira