FORTE SÃO MARCELO - O FIM DO DESESPERO

(terceiro artigo)

Foto: Google
Com a promessa de receber quatro mil reais da Fundação Gregório de Matos (FGM), solicitamos ao seu Presidente que convidasse o Prefeito João Henrique para conhecer o Forte São Marcelo. Numa reunião com os Secretários, quando o Prefeito disse que iria ao Forte, todos quiseram participar da comitiva, por não o conhecer. A visita aconteceu nos primeiros dias do mês de setembro de 2005. Preparamo-nos para ela, queríamos impressionar e motivar o Prefeito e seu staff a se engajarem no processo de revitalização. 

João Henrique - Prefeito de Salvador
Na noite que antecedeu a visita, preparamos, com todo o esmero possível, um cartão de AMIGO NÚMERO 1 DO FORTE SÃO MARCELO (tipo cartão bancário). Para tal contamos com o apoio de pessoas do seu gabinete para o fornecimento de dados pessoais corretos e de foto 3x4. 

A recepção foi no píer e dali partimos numa viagem sem volta, colocamos todo o nosso entusiasmo e conhecimento da história do forte, dos seus canhões, dos líderes de revoltas populares que ali estiveram presos no século XIX, entre eles, Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha; falamos da importância do forte para a defesa da cidade contra invasores estrangeiros; da possibilidade de voltar a ser o defensor da cidade agora não mais com tiros de canhão e sim, como defensor da história, da cultura e das artes, além de constituir-se num equipamento diferenciado para o turismo. 
Bento Gonçalves - Líder da Revolta Farroupilha (ficou preso no Forte São Marcelo)
Ao fim da visita, o entusiasmo e a motivação eram contagiantes. Como brinde, entregamos o primeiro exemplar da revista Cidade de Papel, para cujo lançamento a ABRAF teve participação decisiva. O público-alvo da revista era, turistas, estudantes das escolas públicas e privadas e universitários de engenharia e arquitetura, por permitir a montagem em papel cartonado de miniaturas dos monumentos históricos da cidade do Salvador. O primeiro monumento escolhido foi o Elevador Lacerda. Os números seguintes foram sobre os fortes da Barra e São Marcelo. Outros brindes foram ofertados, inclusive, uma miniatura do Elevador Lacerda com base em madeira de lei e com cobertura em acrílico transparente. 

Quando a emoção atingiu o seu mais alto nível, fizemos a entrega do cartão de AMIGO NÚMERO 1 DO FORTE SÃO MARCELO. O Prefeito chorou, emocionado e comovido, quando as palavras voltaram, disse em tom solene, - Vou te ajudar! a partir de amanhã teremos gente trabalhando no forte. Ali mesmo, deu ordens expressas aos seus Secretários. No dia seguinte chegavam as primeiras equipes de trabalho e, assim, por sete meses. 



A inauguração se deu no dia 28 de março de 2006, por ocasião das comemorações do aniversário de fundação de Salvador, numa noite de gala, em que os convidados deleitaram-se com a vista maravilhosa da cidade e da Baía de Todos os Santos, embalados pela belíssima voz de Maria Betânia.



Inauguração do Forte São Marcelo (Foto: acervo ABRAF)

Maria Bethânia (Foto: acervo ABRAF)

Prefeito João Henrique (Foto: acervo ABRAF)

Foto: acervo ABRAF



Anésio Ferreira Leite
Diretor Presidente da ABRAF
+ 55 71 9122-8776 / e-mail: abraf.presidencia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas